MENU ☰

NOTÍCIAS

Publicado em 09/09/2020 19:21:25

Afinal, ar-condicionado gasta mais combustível?

Conheça os mitos e verdades sobre o ar-condicionado

De fato, não é um mito o aumento do gasto de combustível ao utilizar o ar-condicionado. Porém, em contrapartida, andar sem esse opcional ligado está ficando cada vez mais difícil a cada dia.

Seja em um veículo Onix usado ou em uma BMW, os motoristas estão priorizando a utilização desse opcional indispensável e, não somente no verão. Trafegar de carro pelas cidades com as janelas fechadas é uma questão de segurança e não somente climática.

Os veículos mais novos e com tecnologia de ar-condicionado digital normalmente apresentam um aumento de combustível de cerca de 10% ao utilizar o componente. Nos carros que são menos dotados de tecnologia, como o popular Chevrolet Prisma, por exemplo, o aumento do consumo de combustível pode ser na ordem de 20%, dependendo da forma como o motorista dirige.

Essa diferença se dá pela compensação de energia que o veículo utiliza para manter o sistema de resfriamento da carroceria ativo. Com o ar-condicionado ligado o motor do carro precisa trabalhar mais para manter suas funções em pleno funcionamento. No caso dos modelos mais novos, como alguns veículos Sandero, dotados de tecnologia, o motor não precisa trabalhar tanto para manter o resfriamento do interior do veículo, por isso não aumenta consideravelmente o consumo.

Mas afinal, você sabe como diminuir os gastos com combustíveis quando estiver usando o ar-condicionado? E mais, você sabia que andar com os vidros abertos pode ser ainda mais oneroso para o veículo do que o ar ligado. Vamos falar um pouco mais sobre os mitos e verdades da utilização do ar-condicionado.

Gasta mais com os vidros abertos?

Se alguém disser para você que o ar-condicionado ligado não gasta combustível estará mentindo. Mas se te disserem que viajar com os vidros do carro aberto aumenta o consumo, acredite!

Quando a velocidade do veículo atinge ou ultrapassa 80 km/h a pressão do vento na aerodinâmica do carro faz com que o motor precise trabalhar mais para ganhar velocidade se tiver sofrendo interferências, como o vento entrando pela janela do carro.

Então, o consumo de combustível aumenta para que o motor ganhe mais força e atinja a velocidade que o motorista está imprimindo ao pisar do acelerador do carro.
Por este motivo, com as janelas abertas o carro gasta mais combustível na estrada. O mesmo não acontece quando está na cidade, porque a velocidade é baixa e não gera essa pressão na aerodinâmica do veículo.

Como reduzir os gastos

Para reduzir os gastos do combustível é preciso uma combinação de fatores. E você sabe como isso pode acontecer?

• Dirija sempre com o carro engatado e com as marchas corretas. Ao colocar o carro na “banguela” você gastará combustível quando precisar novamente da força do motor.

• Calibre semanalmente os pneus do carro e use a pressão indicada para cada tipo de pneu. Os pneus murchos aumentam o consumo do combustível porque geram um atrito maior do carro com o solo.

• Não exceda a velocidade limitada para a via que está trafegando. Acelerar e frear o carro constantemente aumenta o consumo das pastilhas e do combustível.

• Na estrada, não passe de 110 km/h, isso faz com que o motor trabalhe em uma rotação mais alta, por isso gasta mais.

• Na cidade, reduza a utilização do ar-condicionado e trafegue com as janelas abertas. Na estrada, feche o carro e mantenha o ar funcionando em uma temperatura amena, não em alta ventilação o tempo inteiro.

• Use o ar-condicionado para resfriar o carro e depois desligue. Se necessário repita a ação, assim você reduzirá o consumo de combustível e não passará calor.


Mitos e verdades sobre o ar-condicionado

Vamos desvendar aqui algumas das velhas lendas sobre o ar-condicionado. Hoje um opcional que tem se tornado essencial, não somente pelo calor nas grandes cidades, mas também como uma segurança de parar com os vidros fechados nos semáforos.

Verdades
• Dirigir com o ar-condicionado ligado aumenta o consumo de combustível em cerca de 20% nos equipamentos analógicos e 10% nos equipamentos digitais.

• Evite problemas com o seu ar-condicionado e ligue ele semanalmente. Não usar o ar também danifica o sistema, portanto, deixe pelo menos 10 minutos ligados, uma vez por semana.

• Desligue o ar alguns minutos antes de desligar o carro. Deixe a ventilação ligada por uns minutos e assim a tubulação não ficará úmida o que aumenta a vida útil do sistema.

• Abra as janelas do carro quando ele estiver exposto por um longo período no sol. Se você ligar o ar-condicionado direto o motor levará algum tempo para resfriar o veículo e, com as janelas abertas, a troca térmica acontece de forma mais rápida.

• Você pode sim instalar um ar-condicionado fora da fábrica, desde que seja utilizado um sistema similar e compatível com a marca e modelo do seu veículo.

Mitos
• Usar o ar-condicionado gasta o gás do sistema. O gás utilizado no componente do ar-condicionado só vaza em caso de defeito, por isso, a utilização não é prejudicial e não gera a necessidade de reposição.

• O gás do ar-condicionado não tem prazo de validade e nem precisa de reposição constante como dizem algumas oficinas mecânicas, para enganar os clientes.

• O óleo do componente de ar-condicionado não precisa de reposição constante como o usado pelo motor do carro. Somente em caso de falhas ou danos no componente que o óleo precisará de reposição.

• A velocidade do ventilador do ar-condicionado digital não muda porque você acelera mais ou menos o veículo. Mesmo com a constante desaceleração do carro a temperatura interna e a velocidade programada não vão sofrer alterações.

• O consumo do carro cai em média 20% com o uso do ar-condicionado, não mais do que isso. Se estiver gastando muito mais verifique outros itens que podem estar danificados ou interferindo bom rendimento.

 

Fonte: Oficina Cerrocar / Sua Oficina Online

Gostou das dicas?

Leia também:
3 DICAS IMPORTANTES PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.

GASOLINA COMUM X ADITIVADA: QUAL DEVO USAR?

O CORONAVÍRUS PODE ESTAR DENTRO DO SEU CARRO! LEIA.

O QUE VOCÊ DEVE FAZER NA HORA DE COMPRAR UM CARRO USADO

9 MITOS DA MANUTENÇÃO DE CARROS QUE SÃO REALMENTE FALSOS

DICAS IMPORTANTES PARA CUIDAR DO SEU CARRO NO INVERNO

OFICINA CERROCAR LANÇA FESTIVAL DE PRÊMIOS

CARRO PARADO DURANTE A QUARENTENA? CONFIRA 6 CUIDADES COM O SEU VEÍCULO.

O QUE É E COMO FUNCIONA O SISTEMA DE INJEÇÃO

GASOLINA VENDIDA NO BRASIL SOFRERÁ MUDANÇAS A PARTIR DE AGOSTO

9 DICAS PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DO SEU CARRO

 

Siga a gente:
Facebook: Oficina Cerrocar
Instagram: Oficina Cerrocar
WhatsApp: Oficina Cerrocar