NOTÍCIAS
Carro automático ou manual: saiba qual escolher.
Uma das maiores dúvidas de quem deseja trocar de carro é escolher entre câmbio automático ou manual. No entanto, para você não errar na sua escolha, é importante que você analise o seu perfil de motorista.
Neste post, você vai conhecer as vantagens e desvantagens do carro automático ou manual, qual é o melhor carregador veicular e quais os modelos de carros são mais indicados.
E aí, quer conferir as vantagens entre carro automático ou manual ? Siga com a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Vantagens e desvantagens do câmbio do carro automático ou manual
Carro automático ou manual? Para fazer a sua escolha, você deve considerar as diferenças nos câmbios desses automóveis, uma vez que, o câmbio automático dá mais conforto e comodidade para o motorista e o câmbio manual, oferece mais segurança e controle para aqueles que gostam de estar no comando das marchas.
Por isso, considere as opções abaixo e tome uma decisão consciente entre carro automático ou manual, segundo aquela que mais combina com o seu perfil.
Consumo
No caso dos automóveis manuais, você consegue controlar o consumo, já que a maneira como o motorista dirige também interfere em quanto ele gasta com o combustível.
No entanto, se você acelerar demais ou não souber trocar a marcha no tempo certo, você terá prejuízos no seu bolso.
Facilidade
Outro item que deve ser observado na hora de escolher entre o carro automático ou manual é a facilidade para andar com o automóvel. No modelo automático, você não tem essa preocupação.
Para dar a partida, basta colocar a alavanca na posição P, pisar no freio e liberar o engate. Em seguida, mudar para a posição D (dirigir), soltar o freio de mão e pronto!
A sua única preocupação durante o trajeto será em acelerar o automóvel e frear.
No entanto, você não pode confundir os comandos do câmbio. Tem motorista que ao invés de engatar o Drive (D) para andar para frente, engata a ré (R) e pisa fundo no acelerador, provocando um acidente. Então, muito cuidado nessa hora.
Conforto
O câmbio automático é para quem não dispensa o conforto. Com o veículo automático, você deixa o pé esquerdo livre e não se preocupa na hora de trocar as marchas. Isso é uma grande vantagem se você pretende dirigir em uma cidade com o trânsito mais pesado.
No entanto, a desvantagem é que você não escolhe a maneira de dirigir. No câmbio manual é você quem faz as regras. Ou seja, você controla o automóvel e adequa as marchas por cada situação.
O câmbio manual pode ser usado em locais com muito congestionamento, porém, é mais cansativo, pois você precisa estar atento a troca de marchas.
Segurança
A segurança é outro detalhe. O câmbio do carro automático é seguro. No entanto, se você descuidar da revisão, ele pode se tornar perigoso. Caso você opte pelo carro automático e compre um automóvel usado, faça a revisão do câmbio. Essa é a melhor maneira de evitar acidentes.
Em relação ao câmbio manual, podemos dizer que também é seguro. No entanto, a desvantagem é que se você não souber usá-lo, poderá quebrar a caixa de marchas ou forçar muito o motor do automóvel.
Então, se você tem alguma dificuldade para entender o câmbio manual, opte pelo automático.
Manutenção
O câmbio automático quebra menos. No entanto, a manutenção é cara. Para você ter ideia, um reparo completo no câmbio automático do Honda Civic (2005) custa em torno de R$ 4 mil.
Portanto,se você deseja comprar um carro automático, prepare-se para gastar com a manutenção.
Já o câmbio manual, a manutenção é mais barata. No entanto, se você comprometer a embreagem terá que fazer a manutenção em menos tempo.
CÂMBIOS ENCONTRADOS NOS CARROS ATUAIS
Além do carro automático ou manual, também há automóveis com outros modelos de câmbio. Veja:
Carros com câmbio automatizado
São veículos que têm uma transmissão que se parece com a automática. Porém, ela é mais em conta. O câmbio automatizado é comum em carros de porte médio e em modelos compactos.
Esse tipo de transmissão não aumenta o consumo do combustível e nem prejudica o desempenho do veículo.
Se compararmos entre o carro automático ou manual, podemos dizer que o câmbio automatizado se parece mais com o manual. No entanto, você não precisa acionar a embreagem, pois ela tem acionamento eletrônico.
Mas essa transmissão tem uma desvantagem, ela provoca trancos na troca de marchas.
Câmbio CVT
Nesse tipo de transmissão são utilizadas polias que ajudam uma troca de marcha mais sutil a ponto de ser imperceptível. Além disso, esse sistema aproveita melhor a potência do automóvel e é o mais avançado de todos.
No entanto, tem a manutenção mais cara, pois necessita que você troque o óleo com mais frequência e regule os filtros. Porém, apesar de tudo isso, o câmbio CVT te oferece mais conforto e melhor desempenho.
Agora que você conhece a diferença entre carro automático ou manual será mais fácil escolher o seu, não é verdade? Avalie o seu perfil como motorista e veja qual é o modelo de automóvel que mais combina com você!
E aí, gostou das dicas?
Fonte: Oficina Cerrocar / Vida de Motorista
Leia também:
3 DICAS IMPORTANTES PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.
GASOLINA COMUM X ADITIVADA: QUAL DEVO USAR?
O CORONAVÍRUS PODE ESTAR DENTRO DO SEU CARRO! LEIA.
O QUE VOCÊ DEVE FAZER NA HORA DE COMPRAR UM CARRO USADO
9 MITOS DA MANUTENÇÃO DE CARROS QUE SÃO REALMENTE FALSOS
DICAS IMPORTANTES PARA CUIDAR DO SEU CARRO NO INVERNO
OFICINA CERROCAR LANÇA FESTIVAL DE PRÊMIOS
CARRO PARADO DURANTE A QUARENTENA? CONFIRA 6 CUIDADES COM O SEU VEÍCULO.
O QUE É E COMO FUNCIONA O SISTEMA DE INJEÇÃO
GASOLINA VENDIDA NO BRASIL SOFRERÁ MUDANÇAS A PARTIR DE AGOSTO
9 DICAS PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DO SEU CARRO
Siga a gente:
Facebook: Oficina Cerrocar
Instagram: Oficina Cerrocar
WhatsApp: Oficina Cerrocar