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Seu carro não está ligando?
Nada pior do que quando o carro não liga ao tentarmos dar a partida… Na correria do dia a dia, não contamos com imprevistos como esse, mas eles acontecem. A sensação mais incômoda é de ignorância e impotência, e acabamos sem saber como agir. Ficamos na mão de um mecânico para investigar as possíveis causas do problema.
Para te ajudar com esse problema listamos as principais possíveis causas para seu carro não estar ligando. Dificilmente será algo muito diferente disso, mas a opinião de um mecânico que está analisando de perto é sempre importante.
1. CHAVE DE IGNIÇÃO COM PROBLEMA.
Normalmente esse é o problema mais fácil de identificar e resolver. Se você não está conseguindo girar a chave, forte indício de que o problema seja na leitura. Nesse caso o problema pode ser tanto na própria chave como no leitor da ignição. O primeiro teste fácil a ser feito é utilizar a chave reserva. Caso ela funcione, aumenta a chance de ter falhas de leitura ou dano físico na principal. Se a sua chave for original, outra possível solução pode ser apenas reprogramá-la. Você consegue informações sobre como fazer isso no manual do veículo ou na internet mesmo.
Na hipótese de nenhuma girar, mais provavelmente o leitor não esteja cumprindo sua função.
Você pode tentar mover o volante para os dois lados ao ligar o veículo e dar partida novamente. Às vezes o sistema de ignição é bloqueado quando as rodas dianteiras estão desviadas ou pressionadas contra alguma superfície.
Uma outra tentativa a ser feita é pisar na embreagem antes de girar a chave. Alguns carros, como o Hyundai HB20 só funcionam com o pedal da embreagem acionado.
Agora… se o seu carro funciona por meio de botão, apenas um especialista saberá identificar se o problema.
2. BATERIA DESCARREGADA E/OU FALHA NO SISTEMA ELÉTRICO
Esse diagnóstico também é relativamente fácil. Se a sua chave está girando mas sem ligar o carro e as luzes do painel, dos faróis ou até o movimento das palhetas estão enfraquecidas, a falha muito provavelmente está relacionado à bateria.
Muitos dias sem ligar o carro, esquecer alguma luz do veículo ligada durante a noite ou alguma falha no alternador (peça responsável por abastecer o sistema elétrico e recarregar a bateria quando o carro está ligado) podem levar ao descarregamento da bateria.
Nesse artigo sobre troca da bateria, você pode ver as falhas mais comuns que podem acontecer com sua bateria, como identificá-los e qual a solução mais adequada. Em boas condições de uso, uma peça de qualidade pode chegar a durar 4 anos, mas é necessário analisar as recomendações do fabricante e no manual do carro.
Dica #1: Caso você tenha seguro, no geral um prestador de serviço vai até a sua casa e faz uma carga de emergência em sua bateria e verificar a condição da sua bateria. Se já tiver identificado a necessidade de troca é possível realizá-la na mesma visita, ele deve levar uma nova para caso seja necessário.
Dica #2: Em muitos casos é possível fazer o carro funcionar com uma “chupeta” e ir dirigindo até uma oficina. Caso não funcione, provavelmente você precisará de pedir um guincho.
Algumas empresas, como a Reboque.me, dá assitência 24h para motoristas sem seguro. Você pode chamar e pagar o guincho diretamente pelo celular e ainda acompanhar quanto tempo vai esperar até o resgate.
Caso não conheça nenhuma oficina de confiança na região que seu carro ficou parado, pode usar a Sua Oficina Online para encontrar as melhores oficinas próximas da sua localização.
3. PROBLEMAS COM COMBUSTÍVEL
Falta de Combustível
O problema pode ser a falta de combustível no tanque que você não percebeu por algum defeito no medidor ou por falta de atenção mesmo.
Fazer essa verificação é um pouco mais complicada, e não indicamos fazer sem a ajuda de um profissional. Neste caso o melhor é fazer uma conta do quanto rodou desde a última vez que foi ao posto de gasolina e, de acordo com o consumo do seu carro, analisar se já seria hora de abastecer. Vale dar uma checada no tanque e sentir se há cheiro forte de combustível. Se estiver sem álcool ou gasolina mesmo tendo rodado menos do que o normal, procure por indícios de vazamento ou verifique se você tem hábitos que aumentam o consumo de combustível.
Carro Flex não Reconhece Novo Combustível
Outro problema comum com combustíveis acontece em carros flex. Ao usar por um tempo um dos tipos de combustível (gasolina ou alcool), a troca do tipo de combustível pode gerar um problema de leitura de combustível. Por exemplo, você estava rodando com gasolina durante um tempo e resolveu encher o tanque de álcool. No dia seguinte, tentou dar ignição e o carro não liga.
Quando trocar o combustível, rode pelo menos 10 minutos antes de desligar o carro para evitar esse problema. Esse é o tempo necessário para que o sistema de injeção eletrônica reconheça que o carro foi abastecido com um novo tipo de combustível.
Caso você já esteja com esse problema de reconhecimento, você deverá chamar um mecânico munido de um aparelho scanner para dar um reset no chip que identifica qual tipo combustível está no tanque.
Falha na Bomba ou Filtro de Combustível
A bomba de combustível interliga três partes: elétrica, transmissão e filtro. Cada uma precisa de uma atenção especial quando o carro não liga.
Sobre a parte da conexão elétrica é importante verificar se os cabos estão firmes e conectados. Na bomba de transmissão é preciso avaliar se há pressão necessária para enviar combustível até as válvulas. Para isso, é necessário um equipamento específico. Por fim, verifique se o filtro precisam ser substituído. A frequência recomendada da troca do filtro de combustível é de 10 mil km a 20 mil km. Qualquer um desses fatores pode impedir a ignição do motor de arranque e impossibilitar o carro de ligar.
4. SISTEMA DE IGNIÇÃO
Se chave, combustível e a bateria estão funcionando normalmente e ainda assim seu carro não liga, o problema pode ser em algum componente do motor.
Dificuldade ao ligar o veículo, falhas na aceleração e na retomada, perda de potência e aumento do consumo são sinais de problemas no sistema de ignição.
Como funciona o motor: A vela produz faíscas elétricas geradas pelos eletrodos dispostos em suas extremidades. Essas faíscas são as responsáveis pela queima da mistura de oxigênio e combustível, que gera a energia necessária para o funcionamento do motor e movimento do veículo.
Atenção #1: Só faça o procedimento a seguir se tiver conhecimentos avançados de mecânica. Altamente arriscado. Se estiver com um vazamento de combustível, por exemplo. pode até mesmo causar uma explosão.
Para ver se o problema do carro não ligar está na vela, faça ou acompanhe o mecânico fazer o teste da seguinte forma:
com uma luva de borracha, localize e afaste um cabo de vela;
use uma chave de fenda com cabo isolado para aterrar ao corpo do motor, o contato de metal na ponta do cabo da vela;
peça a alguém para girar a chave na ignição;
verifique se uma faísca é gerada!
Atenção #2: Coloque a haste da chave de fenda a aproximadamente 3 milímetros de uma superfície metálica limpa do motor. Tome cuidado para não tocar qualquer parte não isolada da chave ao fazer o teste. Se você não observar a faísca, há um problema no circuito da ignição.
Quando testar o cabo de vela ou qualquer outra atividade que envolva ligar o motor enquanto, tome cuidado principalmente com ventiladores, correias e outras partes móveis.
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