MENU ☰

NOTÍCIAS

Publicado em 08/07/2020 17:25:15

Carro parado durante a quarentena? Confira 6 cuidados com o seu veículo

É necessário ter alguns cuidados para que o seu veículo não sofra com os efeitos da sua não utilização.

Se você tem carro e está mantendo o isolamento social, trabalhando de casa, sem utilizar seu veículo com frequência, saiba que carros parados exigem certos cuidados.

“Veículos parados sofrem com os efeitos da falta de uso. Então, para o retorno das atividades, é necessário que sejam tomados alguns cuidados para conservar o bom funcionamento dos carros”, explica o especialista em engenharia automotiva, Adilson Aparecido Torquetto.

 

Confira, abaixo, alguns cuidados que você pode ter com o seu veículo.

1) LIMPEZA:
Aproveite o seu tempo livre para fazer uma boa limpeza e higienização, retirando impurezas e pó que seu carro possa acumular. É importante lembrar que a limpeza deve ser feita com produtos específicos para higienização automotiva. Invista em um odorizante e mantenha as janelas fechadas, evitando a entrada de sujeira suspensa no ar. Se for cobrir o veículo com capas para evitar poeira, cubra com o carro seco, evitando manchas na pintura.


Dica de ouro: Antes de fechar o veículo, ligue o motor e o ar-condicionado quente em temperatura máxima por 5 minutos. Isso diminui a umidade do sistema de ar-condicionado e evita criação de fungos.

 

2) FREIOS:
Deixe o freio de mão solto para evitar o travamento das lonas e pastilhas. Calce as rodas do veículo com algum tipo de suporte, evitando seu movimento involuntário.

 

3) PNEUS:
Em relação aos pneus, calibre-os com a pressão máxima recomendada no manual do proprietário. É importante movimentar o veículo a cada 20 dias, para que o contato do pneu com o solo mude de posição – evitando, assim, sua deformação. Se possível, dê uma volta no bairro.

 

4) COMBUSTÍVEL:
Se precisar abastecer seu veículo, procure usar gasolina ou álcool aditivados. Estes têm degradação mais lenta e o veículo pode ficar até 6 meses com o combustível no tanque sem perder a qualidade.

 

5) ÓLEO LUBRIFICANTE:
O óleo lubrificante costuma ter validade de 10.000km rodados ou 12 meses. Observe a data que a última troca foi feita e, caso a validade seja atingida no período da quarentena, efetue a troca do mesmo assim que o isolamento social não for mais recomendado.

 

6) BATERIA:
A bateria de chumbo ácido utilizada nos veículos pode suportar um período de aproximadamente 20 dias sem que o veículo seja ligado. O desligamento total da bateria pode desconfigurar o funcionamento de componentes elétricos. Por isso, caso seu carro fique parado por um período maior que 20 dias, é aconselhável ligá-lo e deixá-lo funcionando até que o eletroventilador do radiador ligar por duas vezes. Atenção: isso não pode ser feito em um ambiente fechado. A outra sugestão é aproveitar a volta no bairro dos pneus para ativar a bateria.

 

E a minha revisão?
Se o seu veículo é novo e ainda está na garantia, fique tranquilo. Vários fabricantes já anunciaram mudanças na tolerância das revisões e garantias de seus veículos devido à pandemia. Para evitar problemas futuros, vale entrar em contato com o serviço de atendimento do fabricante (SAC) do seu veículo.

 

Esperamos que tenham gostado das dicas!
Um grande abraço e até a próxima!

Fonte: Oficina Cerrocar / Agencia FIEP

 

 

Leia também:
3 DICAS IMPORTANTES PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.

GASOLINA COMUM X ADITIVADA: QUAL DEVO USAR?

O CORONAVÍRUS PODE ESTAR DENTRO DO SEU CARRO! LEIA.

O QUE VOCÊ DEVE FAZER NA HORA DE COMPRAR UM CARRO USADO

9 MITOS DA MANUTENÇÃO DE CARROS QUE SÃO REALMENTE FALSOS

DICAS IMPORTANTES PARA CUIDAR DO SEU CARRO NO INVERNO

OFICINA CERROCAR LANÇA FESTIVAL DE PRÊMIOS

 

Siga a gente:
Facebook: Oficina Cerrocar
Instagram: Oficina Cerrocar
WhatsApp: Oficina Cerrocar