MENU ☰

NOTÍCIAS

Publicado em 15/04/2020 21:15:17

Gasolina Comum x Aditivada: Qual devo usar?

Entenda como agem e qual o tipo recomendado para o seu veículol

Quem é que nunca ficou em dúvida na hora de reabastecer o tanque de seu carro?

As opções de postos e bandeiras são muitas, mas você sabe qual é o combustível correto para o seu veículo?
E até mesmo quando se fala em combustível correto, é preciso considerar se o correto é aquele que rende mais e custa menos no bolso ou aquele que proporciona o melhor desempenho com a manutenção mais barata. 

Abaixo, vamos falar um pouco sobre cada um deles.

 

GASOLINA COMUM

Ela pode ser utilizada pela grande maioria dos automóveis vendidos no mercado nacional. Algumas marcas até deixam claro em seus manuais que a gasolina recomendada é a comum. Mas é sempre bom lembrar que a gasolina comum não possui nenhum tipo de aditivo que impeça, a longo prazo, a formação de resíduos carbônicos no interior do tanque de combustível, bomba, tubulações, válvulas e válvulas injetoras. Funciona satisfatoriamente bem, mas tem o agravante de ser muito adulterada por distribuidores e postos desonestos em função do grande volume em que é vendida.

 

GASOLINA ADITIVADA

A gasolina aditivada é a gasolina comum que recebe um pacote de aditivos detergente/dispersante, que mantém limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvulas de admissão.

Ainda existe o FMT, tecnologia que cria uma película de proteção nas partes internas do motor e reduz o atrito. Com menos atrito, a energia que seria desperdiçada pelo motor é melhor aproveitada em forma de potência nas acelerações. Com esse trabalho, a aditivada pode facilitar o trabalho do motor, mas, ainda assim, isso é diferente de “render mais”.

A octanagem da gasolina comum e da gasolina aditivada é a mesma: 87, no mínimo.

 

Leia também: 3 DICAS IMPORTANTES PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.

 

ATENÇÃO

Se você usa gasolina comum e quer começar a usar gasolina aditivada, recomendamos usar inicialmente uma mistura gradativa de ambas. Portanto, NÃO encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento.

Comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este mesmo percentual, até atingir 100%.

 

IMPORTANTE

De modo geral, é vantajoso abastecer com gasolina aditivada por todos os benefícios que gera ao motor do veículo. Contudo, como muitos sabem, ela é mais cara em relação às demais.

mas...

É importante que você consulte o manual do proprietário e verificar qual o tipo de combustível é o mais indicado para o seu veículo.

 

DÚVIDAS

1) Sempre abasteço com gasolina aditivada. Preciso usar aditivos? 

Não. A gasolina aditivada já possui aditivos na medida certa. 

 

2) Posso misturar álcool e gasolina em iguais proporções nos carros flex?
Sim. A tecnologia de motores flex permite qualquer combinação de álcool e gasolina.

 

3) Se eu misturar a gasolina ao álcool, qual o tipo mais recomendado? 

Não há nenhuma recomendação. No entanto, teoricamente, seriam mais indicadas as gasolinas aditivadas e de alta octanagem pelos benefícios já apresentados. 

 

4) Posso misturar gasolina comum à aditivada? 

As gasolinas comum e aditivada podem ser misturadas. O único problema nessa mistura é que haverá uma diluição dos aditivos, causando uma redução do poder de limpeza do sistema de alimentação do veículo. Dependendo da quantidade de gasolina comum adicionada, o pacote de aditivos pode até perder o efeito.

 

Esperamos que tenham gostado das dicas!

Um grande abraço e até a próxima!

 

Siga a gente:

Facebook: Oficina Cerrocar

Instagram: Oficina Cerrocar

WhatsApp: Oficina Cerrocar

 

Fonte: Oficina Cerrocar e Brasil Postos

 

Leia também:
3 DICAS IMPORTANTES PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.

O CORONAVÍRUS PODE ESTAR DENTRO DO SEU CARRO. LEIA.

O QUE VOCÊ DEVE FAZER NA HORA DE COMPRAR UM CARRO USADO

9 MITOS DA MANUTENÇÃO DE CARROS QUE SÃO REALMENTE FALSOS.